onlearning-destaque.png

Onlearning é uma nova metodologia de aprendizagem para executivos. É disruptiva, orgânica e fluida. Por isso, é baseada nos sete princípios da educação disruptiva: Lifelong Learning, Aprendizagem Personalizada, Nano-certificacão, Uso de redes sociais, Uso de Inteligência artificial, Aplicação de ROI e Ensino Blended.

Onlearning não é só uma resposta às mudanças na educação, mas também para as transformações da sociedade com foco em extrair o melhor dessa evolução e aplicar seus aspectos para maximizar o aprendizado executivo. Saiba mais sobre onlearning no livro “Onlearning: como a educação disruptiva reinventa a aprendizagem”, de José Cláudio Securato, empresário, professor, economista, advogado, sócio-fundador e presidente da Saint Paul Escola de Negócios.

 

Manifesto Onlearning 

Faz sentido entrar em uma sala de aula todos os dias, com hora pra começar e hora pra acabar?

Faz sentido dizer que um curso é o que acontece entre o primeiro dia de aula e o diploma?

Faz sentido que o conhecimento seja transmitido exatamente da mesma forma para um grupo diverso, onde cada um percebe o mundo de forma diferente?

Faz sentido ter um ensinando e uma turma aprendendo

A resposta é: fez sentido.

Fez sentido num mundo em que foi preciso abraçar a padronização para que mais gente pudesse ser treinada e colocada no mercado de trabalho. Fez sentido num mundo analógico, fabril, centralizador. Num mundo onde o que acontecia em um ano não era suficiente para deixar um curso obsoleto.

Acontece que o mundo mudou. Mudou nos costumes, na compreensão de que cada um de nós é um ser único, que percebe o mundo de forma única. One size fits all é uma expressão cada vez mais sem sentido.

Hoje valorizamos nossas características individuais ao mesmo tempo em que entendemos o valor da troca. Customização, que antes era luxo, se tornou artigo básico. Aprendemos em rede, não apenas numa linha reta de mão única entre professor e aluno.

A velocidade também mudou. Entre o primeiro e o último dia de um curso de pós-graduação, boa parte do conteúdo pode precisar de atualização, porque o mundo muda rápido assim. E a velocidade em que os problemas e desafios aparecem na sua vida prática costuma deixar o ensino teórico comendo poeira na estrada.

Chegou ONLEARNING.

Onlearning é um sistema de aprendizado baseado em machine learning, que evolui com o aluno. O sistema ensina ao aluno que ensina ao sistema como ensinar melhor ao aluno. E isso acontece organicamente, de forma intuitiva e fluida. Sem isso, acreditamos, a intenção de transformar a forma de aprender fica apenas no discurso.

Onlearning é ongoing. É educação orgânica no sentido de fazer parte do seu próprio sistema pessoal. Evolui com você. É um upgrade de você mesmo. Foca e valoriza o seu potencial, e aprende com você a como maximizá-lo e transformá-lo em progresso pessoal.

Onlearning é always on. É como a internet das coisas: não precisa de botão de liga e desliga. É curso, mas também é forum de debate, é coaching, tutoria e troubleshooting. Tudo ao mesmo tempo.

Onlearning é on-the-go. É móvel, independe de sala de aula, mas ao mesmo tempo pode expandir a experiência de uma sala de aula. Se adequa ao seu tempo, ao seu ritmo e à dinâmica do seu mundo.

Onlearning é, claro, online. Mas tem o lastro e a solidez de uma instituição como a St. Paul. Não é e-learning, apesar de ter e-learning. Não é um app, apesar de ter um app. Não é um curso à distância, mas pode ser onde você quiser. É um salto ousado, porém absolutamente necessário, no sentido de transformar o modelo educacional do passado, e colocar no lugar algo que possa fazer diferença no mundo em que vivemos hoje. De verdade, e não apenas no discurso.

José Cláudio Securato

Presidente da Saint Paul