Faça o download do relatório completo

O QUE APRENDEMOS SOBRE APRENDIZAGEM

OS INTENSOS TRABALHOS DE ANALYTICS, MESCLADOS COM AS DIFERENTES PESQUISAS E SURVEYS REALIZADOS COM OS ALUNOS NESSES DOIS ANOS DE LIT, NOS FIZERAM APRENDER MUITO SOBRE APRENDIZAGEM.

ALGUMAS DAS CONSTATAÇÕES RELEVANTES:

TRAÇOS DE PERFIL DE PERSONALIDADE

  • Apresentam alta correlação com o tipo de objeto de aprendizagem preferido pelo aluno.
  • Especialmente Abertura, Consciência e Neuroticismo (eixos do Big Five) têm forte correlação com sucesso de aprendizagem.

SUPORTE ESPECIALIZADO AOS ALUNOS

  • Dado por nossos coordenadores acadêmicos e especialistas, no momento de escolha de cursos e trilhas, é fator preponderante para o sucesso de aprendizagem dos participantes.

ABSORÇÃO DA APRENDIZAGEM POR MEIO DIGITAL

  • O nível de absorção da aprendizagem por meio digital pode ser muito superior ao da aprendizagem presencial. Fatores como a mescla de emprego de ferramentas síncronas e assíncronas, o nível de personalização das ofertas de aprendizagem e a intensidade do uso de técnicas ativas de aprendizagem são, em muitas situações e contextos, mais relevantes do que a modalidade do ensino, se é presencial ou a distância.

PARA AUMENTAR O ENGAJAMENTO, OS VÍDEOS DEVEM:

  • Procurar ao máximo passar a sensação real de sala de aula, com toda a sua informalidade e pessoalidade.
  • Ser o mais curto possível, em média 7 minutos. Porém, a duração ótima varia muito, tanto em função das características dos docentes quanto em função da complexidade do tópico a ser aprendido: quanto mais complexo o tópico, maior o tempo necessário para sua absorção com o uso de definições, exemplos, demonstrações e cálculos. Em casos de tópicos de muita complexidade, pílulas demasiadamente curtas quebram o raciocínio, dificultando sua absorção.
  • Ser conduzido de preferência por docentes com maior nível de energia e entusiasmo.

APRENDIZAGEM PELO DOMÍNIO

  • O LIT é uma forma efetiva de viabilizar a Aprendizagem pelo Domínio.

APRENDIZAGEM PELO DOMÍNIO V. APRENDIZAGEM PELO TEMPO DE DEDICAÇÃO

  • Historicamente, utilizamos o tempo, o relógio, como parâmetro da aprendizagem. Exemplo: a aula de português é de 50 minutos, e nesse tempo devemos aprender acentuação. Porém, como seres únicos, certamente cada aluno terá um nível distinto de absorção nesses 50 minutos. Certamente, alguns precisariam de mais tempo, outros de menos tempo, para atingir o domínio desse tema. Então, as pesquisas internacionais, na fronteira da educação, sugerem a substituição do relógio pela aferição do domínio que cada aluno tem dos diferentes temas. O LIT viabiliza essa metodologia!

A aprendizagem no LIT é...

CENTRADA NO ALUNO

PERSONALIZADA

  • Ajustada aos traços de personalidade de cada um.
  • Focada nos conteúdos que cada aluno realmente precisa, eliminando os conteúdos que já são de seu domínio.
  • Ter à disposição diferentes tipos de pílulas de aprendizagem que se adaptam ao estilo e perfil de cada aluno.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM

  • Poder contar com o Paul, 24 horas por dia, 7 dias por semana: é permitido que os alunos conversem com o Paul, nosso robô de IA, ensinado pelos melhores professores da escola, para a aprendizagem rápida e com elevado nível de curadoria.

METODOLOGIAS ATIVAS

  • Usar metodologias ativas de aprendizagem, possibilitadas pelo uso intenso de tecnologia.
  • Ter avaliações holísticas, possibilitadas pelo emprego de múltiplos formatos: testes, fóruns, minicases, estudos de caso, aplicações práticas e problem-solving

MELHORES PROFESSORES E CURADORIA

  • 1° Ter aulas com os melhores professores e profissionais de negócios do país. Professores da Saint Paul Escola de Negócios, eleita por 5 vezes uma das melhores escolas de Negócios do mundo, pela Financial Times.
  • 2° Ter a certeza da curadoria de conteúdo e das jornadas de aprendizagem.

INTERAÇÃO COM PROFESSORES

  • Poder tirar dúvidas e receber feedback de professores-tutores especializados nos diferentes temas.

FLEXIBILIDADE

  • Contar a flexibilidade de poder usar smartphones, tablets, desktops ou notebooks, de forma seamless (sem quebra de experiências).

MICROMOMENTO

  • Em micromomentos e, ao mesmo tempo, estruturada e formativa.
  • Baseada em microcertificações, que se acumulam formando certificações maiores e até mesmo MBAs.

CROWDLEARNING

  • Aprendizagem colaborativa.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AMPLIANDO A CAPACIDADE HUMANA, SERVINDO DE ALIADA PARA LEVARMOS A MELHOR APRENDIZAGEM DE FORMA ACESSÍVEL A TODOS.

ECONOMIA DE MAIS DE 1,8 MILHÃO DE MINUTOS DE ESTUDO, COM PERSONALIZAÇÃO DO APRENDIZADO

  • A funcionalidade “Personalização – O que aprender”, que usa IA para auxiliar os alunos a identificarem os seus conhecimentos prévios em determinado tema, para a otimização dos seus processos de aprendizagem e do tempo dedicado a cada tópico, economizou mais de 1,8 milhão de minutos de aprendizagem de nossos alunos. Isso significa que os alunos puderam redirecionar as horas de tópicos que já eram de seu domínio para novos tópicos, favorecendo e agilizando os processos de Reskilling.

MAIS DE 40 MIL ALUNOS UTILIZARAM A PERSONALIZAÇÃO COMO APRENDER MELHOR

  • Essa funcionalidade identifica os traços de personalidade dos alunos por meio da IA, para lhes oferecer individualmente:
    i) relatório de estratégias de aprendizagem, de acordo com os seus estilos pessoais e;
    ii) ordenação dos diferentes objetos de aprendizagem, para favorecer o processo de cada participante.

PAUL - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DO LIT

Crescente nível de aceitação do Paul como nova forma de aprender. A adesão dos alunos ao Paul como uma nova forma de aprender vem apresentando forte crescimento ao longo dos meses

USO INTENSO DE ANALYTICS FAVORECE A APRENDIZAGEM

  • A/B Test para otimização e melhoria contínua das diferentes ações e fluxos;
  • Ações de nutrição dos alunos baseadas no cômputo periódico das métricas: Nível de Engajamento e de
  • Alunos em Risco, para auxiliá-los no desenvolvimento do autoprotagonismo para aprendizagem;
  • Data-driven customization de Home Page, vitrines, cursos e lanes da plataforma;
  • Personalização e melhoria contínua dos fluxos de comunicação e demais ações de nutrição dos alunos;
  • Uso de algoritmos de recomendações personalizadas de cursos e trilhas;
  • Ajustes contínuos de cursos, objetos de aprendizagem e nível de dificuldade das avaliações e testes, com base no comportamento e desempenho dos alunos;
  • Analytics para melhoria da conversão de Leads e predição de Churn

WHAT’S NEXT…

CURSOS

Em linha com as fortes transformações econômicas que se intensificam em todos os setores e países, manteremos o eficiente ritmo de lançamento de novos cursos, nas mais diferentes áreas de negócios e digital, para seguirmos preparando com excelência a nossa força de trabalho para o futuro.

INTERNACIONALIZAÇÃO

Incluiremos cursos de grandes escolas internacionais para ampliarmos o escopo dos cursos ofertados, mantendo sempre a nossa curadoria 360, que inclui seleção de escolas, conteúdos, professores, formatos e metodologias didáticas e trilhas formativas.

A INOVAÇÃO NÃO PODE PARAR!

E ela faz parte do DNA do LIT, pois nascemos assim e com essa essência nos manteremos. Em termos de tecnologia de aprendizagem, estamos em estágios avançados de testes de algumas tecnologias de fronteira, lançando tendências no setor, sempre na busca incessante para oferece a melhor aprendizagem para os nossos alunos:

Face Recognition (Reconhecimento facial)
Objetivo: aumentar o nível de segurança e de qualidade dos processos de avaliação remota, ampliando sensivelmente o leque de possibilidades da aprendizagem digital.

Voice Recognition – text-to-speech e speeh-to-text (Reconhecimento de voz – texto para fala e fala para texto)
Objetivo: tornar a aprendizagem e as interações com o Paul ainda mais fluidas, velozes e naturais.

Virtual Reality – VR, Augmented Reality – AR e Mixed Reality MR – (Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista)
Objetivo: Aperfeiçoar o processo de aprendizagem e o engajamento dos alunos em momentos síncronos e assíncronos de suas jornadas de desenvolvimento e competências.

Sentiment Analysis (Análise de Sentimentos)
Objetivo: Aperfeiçoar o processo de personalização da aprendizagem por meio da identificação do sentimento dos alunos e sua conexão com o nível de engajamento e aprendizagem. Além de agilizar as interações entre os diferentes players da plataforma (alunos, professores, professores assistentes, SAC e suporte tecnológico), levando a experiência dos alunos a um patamar inédito de qualidade

BlockChain
Objetivo: Aumentar a qualidade e a solidez dos processos de emissão, validação e segurança dos certificados emitidos, em nível internacional.

Data Analytics – Somos obcecados pelo uso de dados a serviço da aprendizagem!
Seguiremos firmes no projeto de dados (Data Analytics) para fazer nossos alunos aprenderem mais, melhor e mais rápido. Acreditamos que esse é o caminho que nos levará a níveis de personalização, de aperfeiçoamento dos métodos didáticos e de eficiência da aprendizagem para patamares sem precedentes na história da educação.

TRABALHAREMOS INCESSANTEMENTE PARA QUE O LIT SEJA CADA VEZ MAIS ACESSÍVEL

Por meio de redução de custos, otimização de processos, uso intensivo de tecnologias exponenciais, sempre contando com o apoio incondicional dos diferentes players de nosso ecossistema, para que possamos seguir cada vez mais fortalecidos rumo ao propósito de democratizar a melhor educação em benefício da humanidade

2 ANOS DE ONLEARNING E LIT

Confira abaixo todos os insights e recomendações com base em 2 anos de aprendizagem dos alunos do LIT, plataforma de cursos digitais da Saint Paul Escola de Negócios. Com resultados da Educação Disruptiva aplicada na prática para alunos, mercado, professores e empresas.

 

O impacto nos alunos

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE USO DO LIT

Alcance global, com utilização em 90 países, nos 5 continentes, validando a nossa expectativa de demanda mundial por disrupções no setor de educação.

mapa-mundi

Mais de 10,7 milhões de pílulas de aprendizagem consumidas. Diferentes tipos de pílulas de aprendizagem disponíveis na plataforma, que se adaptam ao estilo e perfil de cada aluno, como vídeos, videografismo, crowdlearning, infográficos, textos, áudios, trechos de livros, telas de rapid learning, práticas com instant feedback, fóruns, estudos de caso, sessões de problem-solving, entre outros.

Mais de 87 milhões de minutos de micromomentos de aprendizagem consumidos, validando a hipótese de preferência dos alunos por pequenas frações de conteúdo, consumidos ao longo do dia, o que permite que a aprendizagem ocorra de forma mais fluida e orgânica, mas ao mesmo tempo estruturada e formativa. Isso confirma a hipótese de que a aprendizagem deve ocorrer também tendo como ponto de partida as necessidades práticas, reais e momentâneas de cada aluno, em seus diferentes contextos.

icone-npsNPS (Net Promoter Score) geral da plataforma de 74 NPS, evidenciando excelente nível de satisfação dos alunosna plataforma. A média de NPS de mercado é de 46* (*dados de 2018 da pesquisa Customer Gauge).

TOP ALUNOS DO LIT

Em pesquisa secundária realizada com os Top Alunos LIT* em janeiro de 2020, 52% dos respondentes tiveram evolução explícita em suas carreiras no período avaliado, o que envolveu mudança de organização ou mudança de cargo na mesma organização

*O cômputo de Top Alunos é feito com base em diferentes medidas de desempenho acadêmico (como notas nos diferentes instrumentos de avaliação), comportamental (como participação ativa nos objetos de construção coletiva da aprendizagem), além de tópicos relacionados à capacidade dos alunos de aprenderem a aprender e indicadores de sua curiosidade intelectual

Ofertas de aprendizagem

LANÇAMENTO DE NOVOS CURSOS

novos-cursos

Média geral de lançamento de 3 novos cursos por mês.

Média de 6,6 novos cursos por mês, nos últimos 6 meses, o equivalente a 1 curso a cada 5 dias.

TOP CURSOS - Os cursos mais realizados

Cursos por área

Cursos das 20 principais áreas de negócios, de temas clássicos aos da nova economia e economia digital, possibilitando o desenvolvimento de competências para pessoas nos diferentes estágios de suas jornadas profissionais.

Cursos que endereçam enorme “range” de competências, com presença daqueles que desenvolvem as principais qualificações do futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial, estudo The Future of Jobs Report 2018. 

area-de-conhecimento

Professores LIT

9,1 é a nota dos professores do LIT e daSaint Paul, segundo avaliação dos alunos.

+60 professores e líderes profissionais, grandes especialistas da prática, com sólida formação e profundo conhecimento técnico (majoritariamentePh.Ds), além de exímia didática, para condução de treinamentos nos diferentes temas de negócio.

Trilhas LIT

Observamos uma preferência de nossos alunos por cursarem programas estruturados no formato de trilhas, que são construídas e curadas pelo corpo acadêmico do LIT, como forma de atingir os seus objetivos de carreira

Perfil dos alunos

Com ofertas de aprendizagem dos mais variados temas e profundidades, conseguimos atingir os diferentes níveis de profissionais das organizações: gerentes, analistas, coordenadores, consultores, estagiários e até mesmo os altos níveis executivos, apesar de vermos uma concentração em gerentes (cerca de 15%).

cargos

USUÁRIOS POR FAIXA ETÁRIA:

faixa-etaria

GÊNERO:

genero

 

Histórias de sucesso dos nossos alunos

depoimento-kennedy-sophiaKENNEDY SOPHIA

Meu nome é Kennedy, tenho formação em ciência da computação e especializações em finanças. Atuo no mercado financeiro há 18 anos e sou professor dos
cursos de tecnologia do SENAI. Fui aluno do MBA em crédito da Saint Paul, onde tive conhecimento da qualidade dos cursos ministrados pela escola. O LIT veio para unir o melhor de dois mundos: ensino de qualidade e a facilidade do EAD, tudo junto em uma plataforma inteligente capaz de aprender o comportamento do aluno e ensinar da melhor forma. Destaco ainda que no LIT posso estudar o que eu quiser, na hora que eu quiser. Atuo no mercado financeiro, e os cursos do LIT são de grande valia para me manter atualizado, mesmo na correria do dia a dia. Trabalho de dia e sou professor no período noturno, portanto o app do LIT é muito útil para que possa aproveitar brechas ao longo do dia e assistir a algumas aulas.”

depoimento-marcelo-luiz-alvesMARCELO LUZ ALVES

Conheci a Saint Paul quando fiz um curso on-line de Análise de Demonstrativos Financeiros com o professor Adriano Mussa, realmente uma aula tão espetacular que me fez gostar ainda mais do assunto sobre finanças. Depois segui fazendo cursos e acompanhando as novas atualizações e inovações da Saint Paul, dessas inovações nasceu o LIT, uma ótima plataforma de aprendizado. Nesse sentido, sempre fui curioso, e a necessidade de aprimorar meu conhecimento fez dessa plataforma um diferencial; o legal é que, mesmo com o ‘estou sem tempo’, é possível estudar sobre um assunto bem específico, durante 15 minutos. O LIT a cada ano fica mais atualizado e pensando nos clientes. Agora é possível baixar os conteúdos dos vídeos das aulas e assistir on-line em qualquer lugar, até mesmo ouvir quando está dirigindo. Bom, né? Melhor ainda para quem assina!! No LIT é possível estudar com vídeos, apostilas e livros sobre assuntos relacionados à Gestão, Finanças, Liderança, Governança, Estratégia, entre outros assuntos e tópicos tão importantes na formação de qualquer profissional. Pode ser estudado em formato de trilhas, o que deixa o estudo ainda mais interessante, e o melhor, estudar conforme o tempo e o conhecimento de cada pessoa. A biblioteca possui inúmeros livros com conteúdos atualizados e qualificados em diversas áreas do conhecimento. Parabéns pelos 2 anos. Que a plataforma siga se desenvolvendo, melhorando e contribuindo com a EDUCAÇÃO. É muito importante que a EDUCAÇÃO prevaleça nas empresas, nos governos, nas instituições, para que a produtividade e os resultados melhorem em todos os sentidos no BRASIL!! Só uma EDUCAÇÃO de qualidade muda o BRASIL!”

depoimento-sandra-shiramizoSANDRA SHIRAMIZO

Sou adepta de cursos a distância há algum tempo e, no momento que entendi a proposta da LIT, me inscrevi imediatamente. O LIT traz uma proposta disruptiva e inovadora de aprendizado, na qual saímos da sala de aula, deixamos de adquirir um curso específico por um determinado tempo e passamos a ter acesso a várias opções proporcionando o aprendizado em outras áreas de conhecimento, até então não explorados. Além disso, há atualização constante da plataforma com novos cursos, trilhas, livros, fóruns, sempre com conteúdo relevante. Em todo curso, há uma oportunidade para conhecer novos assuntos ou aprofundar o conhecimento, como também surgem novas ideias, que são compartilhadas com o time de trabalho, com quem discutimos os conceitos, as ideias e as possibilidades para o negócio, demonstrando fortemente que devemos nos manter atualizados, pois o conhecimento e as habilidades devem ser aprimorados constantemente. Encontrei no LIT a oportunidade do conhecimento múltiplo, acessível, com ótimo custo-benefício, e de aprimorar a maior das habilidades para qualquer profissional – aprender a aprender continuamente.